Tuesday, May 02, 2006

Taizé



Durante a Semana Santa vivi na Comunidade de Taizé.
A pedido do Zé Rui, tentei transmitir por palavras parte dessa experiência mas, este simples texto não traduz nem uma ínfima parte do que senti ─ “Falar” de Taizé não é tarefa fácil...
A experiência foi simplesmente fantástica. Partilhei o meu dia-a-dia com gente de todo o Mundo, troquei ideias, costumes, emoções... Era incrível como no interior da Igreja da Reconciliação, no meio de cerca de 5000 pessoas, se conseguia ouvir o silêncio (quase absoluto), sentir uma imensa Paz interior e (re)encontrar o nosso Eu.
Agora que regressei compreendo que nada surge por acaso e que esta ida a Taizé faz, sem dúvida, parte do “livro da minha vida”.
Posso afirmar seguramente que fiz lá a minha Páscoa no verdadeiro sentido da palavra – Libertação, Renovação, Passagem...
Uma vez mais, ganhei um Caminho.
Estou certo que, de algum modo, mais tarde ou mais cedo, hei-de repetir esta vivência.
Ao pensar em Taizé, não posso deixar de citar o Papa João Paulo II: “Passa-se por Taizé como se passa por uma fonte. O viajante pára, mata a sua sede e continua o seu caminho.”
José Miguel Fernandes
Abril 2006

0 Comments:

Post a Comment

<< Home